DÚVIDAS

Perguntas frequentes

1-Posso transferir para o tecido com ferro elétrico?

R: Não. Para uma boa transferência, temperatura, tempo pré determinados e pressão homogênea são necessários.

2-Qual impressora e qual tinta preciso usar para fazer transfer com relevo?

R: É necessário ficar claro que em impressoras só se faz transfer sem relevo, pois a tinta precisa passar por uma cabeça de impressão e portanto ser muito fluente e pura para não entupir.

3-Como posso imprimir em chinelo?

R: A maioria das impressões em chinelo necessitam que a borracha receba um tratamento antes, ou, no caso da sublimação estampar em um tecido de poliéster primeiro ou já fixado nele. Existe  também uma folha de impressora laser que pode transferir direto para a borracha.

4-Vi em um site impressão sublimática em tecido escuro e até em algodão, como posso fazer isso?

R: Infelizmente existem pessoas que usam da pouca experiência dos outros para iludir e inventar métodos fictícios de transferência. É simples, a técnica de sublimar é migrar ou impregnar tinta em um tecido de poliéster. A tinta, que se encontra no papel em estado sólido, transfere em forma de gás e é absorvida pelo tecido. Se qualquer pessoa passar no algodão uma resina de poliéster, a tinta transferirá para a resina e não para o algodão. No tecido escuro, eles usam uma base opaca feita de poliéster e com liner  (cola de transferir), retiram o papel que está por trás e transferem em definitivo para a peça de cor.

5- Como são feitos os números e nomes em camisa de futebol?

R: As camisas de todos os clubes de futebol, que são feitos de tecido sintético, usam um transfer a base d’água. Temos esse produto em várias cores, mas apenas para recorte, ou seja a sua escolha. Também existe o filme de recorte em PU ou PVC.

6- Qual a forma mais usada para fazer transfer em camisetas?

R: Os equipamentos mais usados são os mais baratos e com o custo de impressão também mais baixo, são eles:
Impressora Epson linha L,  tinta pigmentada e papel Ink-Jet para cores claras e escuras, os de melhor qualidade são os de impressora Roland solvente com recorte e transfer para cor clara e escura. Em quantidades maiores o transfer litográfico fica mais barato que produzir em impressoras e ainda com melhor qualidade.

7- Qual impressora é a melhor para sublimação?

R: A melhor impressora atualmente é a Roland RFS-640, mas quem não dispõe de recursos necessários sugiro comprar a mesma impressora da linha L da Epson. Um cuidado deve ser tomado: Ao iniciar o uso da impressora, nunca testar com a tinta que vem nela, pois a tinta que se usa uma vez não deve ser trocada.

8- O que é transfer jato de tinta?

R: Um papel com resina desmoldante, que para se transferido por prensa térmica em tecidos de algodão e outros, requer tinta pigmentada de excelente qualidade, para que tenha resistência a lavagem.